Sem usar a palavra 'livre', ou seus derivados, a melhor explicação que achei para a palavra liberdade foi: É a capacidade de poder escolher entre as opções disponíveis de acordo com a vontade que se tem. Resumidamente poderíamos dizer que é fazer o que se quer.
Algo que raramente nos damos conta e nunca paramos para pensar é o que motiva nossas vontades. As tomadas de decisões dos seres humanos são sempre feitas com base em parte à disposição genética e parte ao que aprendemos durante a vida. Os genes determinam a nossa estrutura cerebral, e o que passamos durante a vida serve de parâmetro de comparação para tomadas de decisões futuras.
Todas as experiências pelas quais passamos moldam nossa psique, e no final das contas fatores externos é que definem o que temos vontade ou não de fazer. Sendo assim, fazer o que se quer é realmente liberdade?
Isso nos faz perceber a triste realidade de que não escolhemos nunca, que tudo que fazemos ou pensamos é oriundo de fatores externos. Não existe nada que nos permita fazer uma escolha realmente fidedigna. E até os nossos “quereres” não fomos nós que escolhemos. Não podemos escolher o que queremos. Assim simplesmente queremos. E acabamos sendo escravos do nosso desejo e de nosso passado.
Você pode estar se perguntando o que fazer para ser verdadeiramente livre, de modo que sua consciência pura faça uma escolha com base em sua essência pura, sem a interferência de nada. Se descobrir como se libertar desse karma, por favor, me avise.
Acredito que a única coisa que possamos fazer enquanto não nos libertamos é pelo menos aumentarmos a quantidade de opções que temos. Fazer coisas novas. Pensar em coisas não habituais. Descobrir o que nos faz diferente a cada dia, que nos faz experimentar o mundo das mais variadas maneiras. Experimentar. Viver com consciência de tudo isso. Tudo bem que escolher agir desta maneira no fundo não é uma escolha absolutamente autêntica, mas se sinta privilegiado por ter sido conduzido pelo caos e pelo universo a querer o melhor que se pode querer para sí.
Postado por
Bruno Ramos
1 comentários:
Cara adorei,
A Ideia é fantastica
Nunca havia parado para olhar por este lado
Na verdade isso realmente é a nossa realidade
Atualmente me vejo nessa situação, viu!
Bom mesmo
Intenso
Soberbo
Valeu!!!!!
Postar um comentário
Obrigado pelo seu post!!!!